segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Atividade 04 - Eixo Avaliação

Atividade: https://docs.google.com/present/view?id=0AVq1_W6nR8u3ZGQ2a3A5dDZfMTFmOHo4em1oaA&pli=1


4


Chat 2: quarta-feira, 5/12, das 20h às 22h. "Só sei que nada sei".


4.1


Minhas Reflexões

 Quando perguntado a Willian Douglas sobre o que sua atitude pode fazer por você? Respondeu com o seguinte questinamento: "O que normalmente separa os melhores do restante? Você já pensou nisso? O que separa o medalhista de ouro do medalhista de prata nas Olimpíadas? O que separa o empresário de sucesso daquele que não tem sucesso? O que possibilita uma pessoa vencer na vida depois de um acidente que a deixou incapacitada enquanto outra desiste e morre?" Afirmando que é a atitude. As pessoas mais felizes na vida não têm necessariamente tudo o que há de melhor. Elas simplesmente tentam aproveitar tudo ao máximo. São como a pessoa de uma aldeia afastada que vai a uma fonte todos os dias para pegar água e que diz: "Toda vez que venho a esta fonte, vou embora com o balde cheio de água!", em vez de "Não posso acreditar que tenho de continuar a voltar a essa fonte para encher o balde!"
 Acredito que a titude é realmente importante, faz a diferença, pode até  não ser tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em nossa vida.
 A avaliação que faço nesse periode de tutor, é muito boa! Estamos em um grupo muito bom de trabalho. O grande desafio esta sendo diagnosticar e analisar possíveis mudanças ocorridas na prática pedagógica dos professores cursistas, no tocante à reflexão da própria prática pedagógica e à produção de novos saberes.  Acredito que o conceito de tutoria, além de complementar e facilitar a mediação pedagógica, deve estabelecer uma "comunicação empática" com o professor.
  Nunca vou esquecer a minha primeira experiência como tutor, que esta sendo um momento de pura aprendizagem.  Busco cada vez mais a formação continuada com o objetivo de melhorar no tocante às atuações como professor/tutor.
 Sempre tive essa concepção de que a liderança do tutor é fundamental em todo o processo e promover a dinâmica do grupo também muito importante. Tentar manter um certo equilíbrio no grupo respeitando as individualidades, identificando os talentos de cada integrante, incentivando sua criatividade, valorizando as conquistas individuais e coletivas tanto dos grupos especificos , integrados e turmas online.
Um abraço a todos! Jonas de Vargas Pagotto

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atividade 03 - Eixo Avaliação

Atividade 03-Eixo Avaliação, link:https://docs.google.com/present/view?id=0AVq1_W6nR8u3ZGQ2a3A5dDZfMTBkcWRmY3p3aw&pli=11

Atividade 3
Wiki:
https://docs.google.com/document/d/1sEqJvMXZ8NNz7a7oVbRV0WQmYGQPQ30hE73n_G5Sc7k/edit
Atividade 3.1
ATIVIDADE ESTRATÉGICA, QUE INTEGRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA.
CONTEÚDO:
Função Exponencial
OBJETIVOS: Ler e interpretar gráficos.
ATIVIDADE: Avaliação diagnóstica que envolve potenciação e suas propriedades, através de exercícios contextualizados de potências com expoente racionais e após utilizar uma situação problema contextualizada.
COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS: Interpretar informações de natureza científica e social da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendências, extrapolação, interpolação e interpretação.
:●RECURSOS: Software Geogebra
DURAÇÃO: 5 aulas
AVALIAÇÃO: Observação do desenvolvimento do trabalho de grupo na construção de uma nova situação problema, que envolve função exponencial de maneira sistemática.
Desenvolvimento:
1) Atividades para compreender o que os alunos sabem e de onde começar a trabalhar potências.
2) Situação problema contextualizada e interdisciplinar.
“ Débora uma jovem que gosta de aventura e mora em um município do entorno do Caparaó, resolveu que iria junto com um grupo de amigos ao Pico da Bandeira que tem 2892 metros de altitude. Começou então a se organizar sobre as necessidades e preocupações da escalada.
Quais foram as preocupações de Débora e seus amigos?
  • Quais os riscos que poderiam encontrar?
  • Qual era a pressão atmosférica no Pico da Bandeira?
  • Como fica a tabela da pressão atmosférica de acordo com a altirude?
  • Como fica o gráfico conforme a tabela da pressão atmosférica?
  • Que função representa o gráfico?
  • Que tipo de sequência podemos observar com a tabela?

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atividade 02 - Eixo de Avaliação


                              https://docs.google.com/present/view?id=dd6kp9t6_9cf7ncfg8

Como você realiza a avaliação em sua prática educativa?

Essa é uma questão muito polêmica entre os profissionais de educação, visto que falar de avaliação é levantar uma discussão polêmica. A avaliação é a parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados, considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias. Todas as atividades realizadas são passiveis de correção para o professor poder avaliar e diagnosticar as dificuldades que surgem durante o processo de aquisição do conhecimento. De certa forma a necessidade de se aplicar mudanças nos métodos de avaliação, além de estudar conceitos e apontamentos de autores renomados que estudam os métodos de avaliação e promover novos métodos se torna cada vez mais necessário no meio educacional.
Podemos perceber que muitos professores utilizam a avaliação como comparação sem se preocupar com o aluno, apostando em critérios próprios, deturpando a finalidade da avaliação, bloqueando novas formar de pensar.  A preocupação é saber se o aluno aprendeu e não como o aluno coloca em prática essa aprendizagem.
Muitos educadores tem dificuldade de abrir mão da utilização dos padrões existentes, essa mudança de mentalidade se torna cada vez mais dificil, devido a uma formação que ainda é muito tradicional, como exemplo, a resposta de um gabarito que deve ser mantido a qualquer curso, não dando direito ao aluno de outras interpretações, a falta de aperfeiçoamente, formação continuada, visto que as mudanças são rápidas e a necessidade de atualização é constante.
Podemos assumir que avaliação é um processo de aprendizagem  pois propicia que o sujeito conheça criticamente a própria prática e dela se aproprie. Aquele que realiza a avaliação deve, também, assumir que é um educador e que vai lidar com a aprendizagem dos sujeitos envolvidos nessa história.
Colocar estas questões em prática é um desafio para nós educadores.


Avaliação: Prêmio ou Punição?
 
JONAS DE VARGAS PAGOTTO

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade 1 - Eixo Avaliação

TUTORIAL MATRIZ FOFA

 

http://www.screencast.com/users/jvpagotto/folders/Jing/media/fe099e99-b184-41fb-a656-ea1218aa0f54



Essa publicação tem como objetivo identificar as informações que podem ser obtidas na elaboração e análise da Matriz FOFA (forças,oportunidades, fraquezas, ameaças), por meio de um estudo com análise do trabalho desenvolvido na tutoria do Multicurso Matemática.
Com esse objetivo foi elaborada a Matriz FOFA:
Pontos Fortes - Strengths (S)
Pontos Fracos - Weaknesses (W)

Oportunidades - Opportunities (O)
Ameaças - Threats (T)

 

Fatores Internos

Fatores Externos

 
F
A
T
O
R
E
S
 
P
O
S
I
T
I
V
O
S
 
 
 
PONTOS FORTES

 

·       Organização/Funcionamento.

·         Utilização de recursos tecnológicos.

·         Diminui a sensação de abandono.

·         Papel do tutor.

·         Assegura a eficiência.

·         Interação.

 

     

 

 

 

 

 

 

  Use-os!


 
 
 


OPORTUNIDADES
·         Formação.
·         Mudança nas estratégias utilizada no ensino da Matemática
 
 
 

 










Aproveite-as ! 


 
 
 
 
P
O
S
I
T
I
V
O
S
 
F
A
T
O
R
E
S
 
N
E
G
A
T
I
V
O
S
 
 
 
 



PONTOS FRACOS

·         Alguns recursos ainda não disponíveis.

·         Alguns professores tem dificuldade na utilização dos recursos tecnológicos.

 

 

 
Elimine-os!

 
 
 
 
 

AMEAÇAS

 

·         Colocar na prática as estratégias estudada pelo Multicurso.

·         Falta apoio e acompanhamento aos professores pela escola.

 

 

 

 

 

Evite-as !

 
 
 
 
N
E
G
A
T
I
V
O
S
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Rádio na escola

 

Logotipo rádio escola

Sob esta perspectiva e diante do desafio de inserir o rádio no âmbito escolar, a Secretaria de Educação a Distância do MEC mantém um programa especial, denominado “Rádio Escola”, incentivando os educadores do país a inserirem a linguagem radiofônica em suas práticas

 

http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/naescola_radioescola.htm

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Atividade 04 - PFT- Eixo Tecnologias

INTERATIVIDADE WEB 2.0
O termo Web 2.0  tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente online se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
Marcelo Godoy fala com José Salustiano Fagundes, diretor da HXD Interactive Television, sobre interatividade e celulares.

wiki:  https://docs.google.com/document/d/1hBGSeoKJUYmJO-2YsYGmz9Aqsy8OnSopbmW28IWgd-o/edit

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ATIVIDADE 03 PFT - Eixo Tecnologias


Essa ideia de trabalhar utilizando recursos tecnológicos ainda está ligado à condição de cumprir horário em um ambiente físico  estático.  A internet, os recurso tecnológicos vão aos poucos disseminando uma nova ideia com perspectivas de inovações, com mudanças de paradigmas, caminhando para um futuro onde cada vez mais o trabalho pode ser realizado online.

 TECNOLOGIAS:
  • Como as novas tecnologias impactam o processo de ensino-aprendizagem?
  • Elas podem trazer problemas para a Educação? e de que forma?





  • Reflexão sobre o video: http://jdevargaspagotto96198.podomatic.com/player/web/2012-09-18T09_15_15-07_00


    terça-feira, 4 de setembro de 2012

    ATIVIDADE PFT 01 - Os Saberes e os Pilares da Educação


    Os saberes necessários a educação do futuro” aborda temas essenciais para a educação contemporânea, que algumas vezes são ignorados ou deixados à margem dos debates sobre a política educacional. Esses saberes deveriam abordar em toda sociedade e em toda cultura, segundo os modelos e regras peculiares a cada sociedade e a cada cultura. Os  saberes necessários: Ensinar a condição humana;  enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão; a ética do gênero humano mostra que a evolução do conhecimento científico propiciou a compreensão das certezas, e ao mesmo tempo nos revela muitas incertezas. Portanto, é essencial que a estrutura educacional, muito mais que acumular conhecimento, ensine o aluno a raciocinar, desenvolver a criatividade, imaginação e o espírito de iniciativa, e consiga entusiasmar o aluno para a aquisição do conhecimento, inserido na conjuntura atual e desafiadora do mundo contemporâneo.
     

    Os Pilares:

    Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

    Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

    Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

    Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
    Talvez estejamos vivendo um momento muito importante no atual momento, o da demanda por educação, nosso pais cresce economicamente, porém fica para trás no aspecto educacional. Temos materiais e ideias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ta8M5ii06zs
    Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.
     
     

    terça-feira, 28 de agosto de 2012

    ATIVIDADE 02 - PFT - Eixo Tecnologias


    1)    No momento que estou atuando como tutor é preciso de forma interativa. Na condição de aluno também, tendo como objetivo o de criar condições para aprendizagem voltada à compreensão da realidade social na qual estamos inseridos.

    2)    A educação presencial sempre teve e terá seu espaço no processo educativo, mesmo sendo  um sistema tradicional, que não dispensa a presença do professor e alunos, desenvolvendo o processo educacional através da difusão destes conhecimentos, muitas vezes sem se preocupar se está surtindo efeito, que em sua maioria não gera interação entre professor e aluno, em outros casos ocorre na educação presencial, á moderação com participação na retirada de dúvidas. Muito pouco quando se compara com a interação gerada pela educação à distância. Na Educação presencial o professor de forma tradicional transmite o conhecimento talvez de forma seca, ele não modela os domínios do conhecimento, é o professor ditador, moralista nato, visto como o Senhor da Sala de Aula, o todo poderoso, pois a participação do aluno se limita ao que ele arquitetou previamente.  Na educação a distancia os educadores estão descobrindo que a verdadeira educação deve ter a participação ativa do aluno. Respondendo ao processo por inteiro. Daí a necessidade, não de suplantar a educação presencial, mais sim trazer alguns frutos para mesma, aperfeiçoá-la, torná-la um instrumento mais efetivo no processo de transformação social através da mesma. Um Bom material, uma boa mídia não é tudo, é preciso responsabilidade e profissionais altamente competentess, para garantir o sucesso  educacional.

    3)    O ambiente de aprendizado deve proporcionar harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos, mas para todos que fazem parte da instituição escolar de forma direta ou indireta. O que acontece é que na maioria das vezes quando se aborda a organização do espaço pedagógico o que vem em mente são os alunos, o importante é que, apesar deles necessitarem de um espaço maior, os demais profissionais  devem se sentir à vontade para exercer suas tarefas de forma qualificada.

    domingo, 12 de agosto de 2012

    CHAT COM MONICA BACHIR E PABLO SARTI

    No dia 11 de agosto de 2012, eu tutor  do Multicurso em Afonso Cláudio , a tutora do Multicurso  da SRE Vila Velha Monica Bachir e o Mediador da rede social Multicurso Pablo Sarti nos encontramos no chat  às 15 horas para discutirmos sobre Midias na Educação.

    Fizemos a leitura do artigo Educação e Comunicação: O Papel dos Meios na Formação do Aluno e do Professor na Educação de Jovens e Adultos”, de Moacir Gadotti.  E as discussões continuaram a cerca dos questionamentos, o que você acredita que a escola deve denunciar com relação às mídias? E o que pode anunciar com o uso das mesmas mídias? 

    Este chat foi importante para nosso trabalho pois juntamente com o video sobre Mídias cuja entrevistado foi o tecnico Luiz e  entrevistadores foram  Monica e eu e o cinegrafista foi Pablo, encerramos essa fase do  Programa de Formação de Tutores.

    Concluimos que os meios de comunicação estão cada dia mais presentes na vida dos seres humanos. Nas escolas, eles se vêem cada vez mais necessários e presentes. A educação começa a utilizar os meios de comunicação e mídias como práticas pedagógicas para formar cidadãos que aprendam a viver no mundo e não pelo mundo.

    A escola tem um papel muito importante nesse aspecto e  precisa exercitar as novas linguagens, que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo formatos atuais como um programa de rádio, uma reportagem para um jornal, um vídeo, onde for possível. Percebemos que a motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Segundo Monica, mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial.
    Pablo destaca que atuamente vê-se uma grande ascensão da tecnologia, seja em grandes projetos, empresas e também em instituiçoes de ensino.  Eu explanei para os demais que a tecnologia está cada vez mais acessível as pessoas, percebe-se que a compra de produtos com tecnologia digital tem crescido bastante, em todas as camadas sociais.  E acrescentei mais, as tics, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estão presente na vida do homem desde a antiguidade, constitui-se meios eficazes de comunicação e informação.
    Assim terminamos mais uma atividade do PFT.