Os saberes
necessários a educação do futuro” aborda temas essenciais para a educação
contemporânea, que algumas vezes são ignorados ou deixados à margem dos debates
sobre a política educacional. Esses saberes deveriam abordar em toda sociedade
e em toda cultura, segundo os modelos e regras peculiares a cada sociedade e a
cada cultura. Os saberes necessários:
Ensinar a condição humana; enfrentar as
incertezas; ensinar a compreensão; a ética do gênero humano mostra que a
evolução do conhecimento científico propiciou a compreensão das certezas, e ao
mesmo tempo nos revela muitas incertezas. Portanto, é essencial que a estrutura
educacional, muito mais que acumular conhecimento, ensine o aluno a raciocinar,
desenvolver a criatividade, imaginação e o espírito de iniciativa, e consiga
entusiasmar o aluno para a aquisição do conhecimento, inserido na conjuntura
atual e desafiadora do mundo contemporâneo.
Os Pilares:
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
Aprender a fazer –
Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A
rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a
enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo
espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas,
valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de
uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser
flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
Aprender a conviver –
No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem
aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de
interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a
ter prazer no esforço comum.
Aprender a ser – É
importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético,
responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação,
criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à
inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma
das potencialidades de cada indivíduo.
Talvez estejamos vivendo um momento muito importante no atual momento, o da demanda por educação, nosso pais cresce economicamente, porém fica para trás no aspecto educacional. Temos materiais e ideias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
http://www.youtube.com/watch?v=Ta8M5ii06zs
Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.
Talvez estejamos vivendo um momento muito importante no atual momento, o da demanda por educação, nosso pais cresce economicamente, porém fica para trás no aspecto educacional. Temos materiais e ideias. É preciso pôr em prática todos os estudos e projetos para a modernização da educação.
http://www.youtube.com/watch?v=Ta8M5ii06zs
Para mudar nossa história e lograr conquistas, precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser o ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação.
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