terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atividade 02 - Eixo de Avaliação


                              https://docs.google.com/present/view?id=dd6kp9t6_9cf7ncfg8

Como você realiza a avaliação em sua prática educativa?

Essa é uma questão muito polêmica entre os profissionais de educação, visto que falar de avaliação é levantar uma discussão polêmica. A avaliação é a parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados, considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias. Todas as atividades realizadas são passiveis de correção para o professor poder avaliar e diagnosticar as dificuldades que surgem durante o processo de aquisição do conhecimento. De certa forma a necessidade de se aplicar mudanças nos métodos de avaliação, além de estudar conceitos e apontamentos de autores renomados que estudam os métodos de avaliação e promover novos métodos se torna cada vez mais necessário no meio educacional.
Podemos perceber que muitos professores utilizam a avaliação como comparação sem se preocupar com o aluno, apostando em critérios próprios, deturpando a finalidade da avaliação, bloqueando novas formar de pensar.  A preocupação é saber se o aluno aprendeu e não como o aluno coloca em prática essa aprendizagem.
Muitos educadores tem dificuldade de abrir mão da utilização dos padrões existentes, essa mudança de mentalidade se torna cada vez mais dificil, devido a uma formação que ainda é muito tradicional, como exemplo, a resposta de um gabarito que deve ser mantido a qualquer curso, não dando direito ao aluno de outras interpretações, a falta de aperfeiçoamente, formação continuada, visto que as mudanças são rápidas e a necessidade de atualização é constante.
Podemos assumir que avaliação é um processo de aprendizagem  pois propicia que o sujeito conheça criticamente a própria prática e dela se aproprie. Aquele que realiza a avaliação deve, também, assumir que é um educador e que vai lidar com a aprendizagem dos sujeitos envolvidos nessa história.
Colocar estas questões em prática é um desafio para nós educadores.


Avaliação: Prêmio ou Punição?
 
JONAS DE VARGAS PAGOTTO

Um comentário:

  1. Adorei o que você escreveu Jonas !!! Publica lá no mural do PFT para comentarmos também !!!
    Abraços,
    Wânia.

    ResponderExcluir