Atividade 3
Wiki:
https://docs.google.com/document/d/1sEqJvMXZ8NNz7a7oVbRV0WQmYGQPQ30hE73n_G5Sc7k/edit
Atividade 3.1
ATIVIDADE ESTRATÉGICA, QUE INTEGRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA.
●CONTEÚDO:
Função Exponencial
●OBJETIVOS: Ler e interpretar gráficos.
●ATIVIDADE: Avaliação diagnóstica que envolve potenciação e suas propriedades, através de exercícios contextualizados de potências com expoente racionais e após utilizar uma situação problema contextualizada.
●COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS: Interpretar informações de natureza científica e social da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendências, extrapolação, interpolação e interpretação.
:●RECURSOS: Software Geogebra
●DURAÇÃO: 5 aulas
●AVALIAÇÃO: Observação do desenvolvimento do trabalho de grupo na construção de uma nova situação problema, que envolve função exponencial de maneira sistemática.
Desenvolvimento:
1) Atividades para compreender o que os alunos sabem e de onde começar a trabalhar potências.
2) Situação problema contextualizada e interdisciplinar.
“ Débora uma jovem que gosta de aventura e mora em um município do entorno do Caparaó, resolveu que iria junto com um grupo de amigos ao Pico da Bandeira que tem 2892 metros de altitude. Começou então a se organizar sobre as necessidades e preocupações da escalada.
Quais foram as preocupações de Débora e seus amigos?
- Quais os riscos que poderiam encontrar?
- Qual era a pressão atmosférica no Pico da Bandeira?
- Como fica a tabela da pressão atmosférica de acordo com a altirude?
- Como fica o gráfico conforme a tabela da pressão atmosférica?
- Que função representa o gráfico?
- Que tipo de sequência podemos observar com a tabela?
Olá Jonas!
ResponderExcluirParabéns pelo planejamento! Muito bom o uso do geogebra para aplicação das funções exponenciais. Precisamos apresentar problemas bem contextualizados para que os alunos entendam que a função exponencial não é conteúdo fora da realidade, mas sim algo que está bem próximo.
Um abraço,