quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atividade 03 - Eixo Avaliação

Atividade 03-Eixo Avaliação, link:https://docs.google.com/present/view?id=0AVq1_W6nR8u3ZGQ2a3A5dDZfMTBkcWRmY3p3aw&pli=11

Atividade 3
Wiki:
https://docs.google.com/document/d/1sEqJvMXZ8NNz7a7oVbRV0WQmYGQPQ30hE73n_G5Sc7k/edit
Atividade 3.1
ATIVIDADE ESTRATÉGICA, QUE INTEGRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA.
CONTEÚDO:
Função Exponencial
OBJETIVOS: Ler e interpretar gráficos.
ATIVIDADE: Avaliação diagnóstica que envolve potenciação e suas propriedades, através de exercícios contextualizados de potências com expoente racionais e após utilizar uma situação problema contextualizada.
COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS: Interpretar informações de natureza científica e social da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendências, extrapolação, interpolação e interpretação.
:●RECURSOS: Software Geogebra
DURAÇÃO: 5 aulas
AVALIAÇÃO: Observação do desenvolvimento do trabalho de grupo na construção de uma nova situação problema, que envolve função exponencial de maneira sistemática.
Desenvolvimento:
1) Atividades para compreender o que os alunos sabem e de onde começar a trabalhar potências.
2) Situação problema contextualizada e interdisciplinar.
“ Débora uma jovem que gosta de aventura e mora em um município do entorno do Caparaó, resolveu que iria junto com um grupo de amigos ao Pico da Bandeira que tem 2892 metros de altitude. Começou então a se organizar sobre as necessidades e preocupações da escalada.
Quais foram as preocupações de Débora e seus amigos?
  • Quais os riscos que poderiam encontrar?
  • Qual era a pressão atmosférica no Pico da Bandeira?
  • Como fica a tabela da pressão atmosférica de acordo com a altirude?
  • Como fica o gráfico conforme a tabela da pressão atmosférica?
  • Que função representa o gráfico?
  • Que tipo de sequência podemos observar com a tabela?

Um comentário:

  1. Olá Jonas!
    Parabéns pelo planejamento! Muito bom o uso do geogebra para aplicação das funções exponenciais. Precisamos apresentar problemas bem contextualizados para que os alunos entendam que a função exponencial não é conteúdo fora da realidade, mas sim algo que está bem próximo.
    Um abraço,

    ResponderExcluir