TUTOR
AVALIAÇÃO DO PERCURSO
Fazer uma avaliação do caminho percorrido por nós nessa
formação é algo de extrema complexidade. O programa de formação de tutores visou a
formação de tutores dando ênfase ao acompanhamento, avaliação, planejamento,
gestão e administração do tempo.
Ficou definido no PFT que o tutor à distância
têm funções distintas, dentre elas o acompanhamento das atividades. Embora a
base da formação inicial seja a mesma, lidar com o aluno à distância exige
qualidades e habilidades específicas a serem trabalhadas na teoria e na
prática, onde o tutor não ensina, ele fornece informações, incentiva e orienta.
O tutor é o facilitador, seu papel vai além
do processo de mediação de aprendizagem, muitas vezes é de responsabilidade do
tutor criar ambientes que facilite o uso das tecnologias, minimizando
distâncias, dando segurança,
A dificuldade nessa formação foi a de participar de todas
as atividades, e o êxito maior foi o aprendizado, tanto na função de tutor como
no uso de tecnologias como facilitadora do aprendizado.
O video abaixo traz algumas competências e habilidades a serem desenvolvidas por um tutor.
Muito legal seu relato, Jonas!
ResponderExcluirA evolução do grupo de tutores é visível e notória. Tenho certeza que vocês saberão continuar o projeto com sabedoria mesmo após o término da parceria com a FRM.
Entendo que este é o próximo desafio deste grupo.
Abração,
Leandro
Obrigado Leandro,
ResponderExcluirVocê sempre nos acompanhando e dando o maior apoio.
Obrigado por tudo