segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Atividade 04 - Eixo Avaliação

Atividade: https://docs.google.com/present/view?id=0AVq1_W6nR8u3ZGQ2a3A5dDZfMTFmOHo4em1oaA&pli=1


4


Chat 2: quarta-feira, 5/12, das 20h às 22h. "Só sei que nada sei".


4.1


Minhas Reflexões

 Quando perguntado a Willian Douglas sobre o que sua atitude pode fazer por você? Respondeu com o seguinte questinamento: "O que normalmente separa os melhores do restante? Você já pensou nisso? O que separa o medalhista de ouro do medalhista de prata nas Olimpíadas? O que separa o empresário de sucesso daquele que não tem sucesso? O que possibilita uma pessoa vencer na vida depois de um acidente que a deixou incapacitada enquanto outra desiste e morre?" Afirmando que é a atitude. As pessoas mais felizes na vida não têm necessariamente tudo o que há de melhor. Elas simplesmente tentam aproveitar tudo ao máximo. São como a pessoa de uma aldeia afastada que vai a uma fonte todos os dias para pegar água e que diz: "Toda vez que venho a esta fonte, vou embora com o balde cheio de água!", em vez de "Não posso acreditar que tenho de continuar a voltar a essa fonte para encher o balde!"
 Acredito que a titude é realmente importante, faz a diferença, pode até  não ser tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em nossa vida.
 A avaliação que faço nesse periode de tutor, é muito boa! Estamos em um grupo muito bom de trabalho. O grande desafio esta sendo diagnosticar e analisar possíveis mudanças ocorridas na prática pedagógica dos professores cursistas, no tocante à reflexão da própria prática pedagógica e à produção de novos saberes.  Acredito que o conceito de tutoria, além de complementar e facilitar a mediação pedagógica, deve estabelecer uma "comunicação empática" com o professor.
  Nunca vou esquecer a minha primeira experiência como tutor, que esta sendo um momento de pura aprendizagem.  Busco cada vez mais a formação continuada com o objetivo de melhorar no tocante às atuações como professor/tutor.
 Sempre tive essa concepção de que a liderança do tutor é fundamental em todo o processo e promover a dinâmica do grupo também muito importante. Tentar manter um certo equilíbrio no grupo respeitando as individualidades, identificando os talentos de cada integrante, incentivando sua criatividade, valorizando as conquistas individuais e coletivas tanto dos grupos especificos , integrados e turmas online.
Um abraço a todos! Jonas de Vargas Pagotto